O que causa celulite? Entenda seu surgimento e principais tratamentos
Postado por AtendimentoSaiba mais sobre essa alteração corporal comum em muitas mulheres
Na hora de vestir o biquíni ou alguma roupa curta, aquele aspecto de casca de laranja é uma das características que mais incomoda as mulheres. Mas, afinal, o que causa celulite?
Reunimos algumas informações para te ajudar a saber tudo sobre esse assunto. Até o final do artigo, você terá acesso as seguintes informações:
- O que é celulite?
- Graus de celulite
- O que causa a celulite
- Os diferentes tipos de celulite
- É possível prevenir essa alteração?
- Exercícios físicos podem piorar a celulite?
- 5 tratamentos para combater a celulite
Continue a leitura!
O que é celulite?
A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Trata-se de uma inflamação do tecido muscular, na qual as células ficam cheias e endurecidas, criando ondulações, retrações e nódulos aparentes — o aspecto ondulado de casca de laranja.
As principais áreas em que ela aparece são as nádegas, coxas e até mesmo nos braços.
Graus de celulite
A celulite pode ser classificada em quatro graus através da “Cellulite Severity Scale”. Esse método de classificação foi desenvolvido pelas dermatologistas brasileiras Doris Hexsel, Camile Hexsel e Taciana Dal Forno e avalia de forma objetiva suas principais características.
Nela são observadas:
- Número e profundidade de depressões;
- Aspecto das áreas elevadas;
- Presença de lesões elevadas;
- Presença de flacidez;
- Graus da antiga classificação.
Os itens acima recebem uma pontuação de 0 a 3, cuja soma vai apontar se o seu caso é:
- Leve (1 a 5 pontos);
- Moderada (6 a 10 pontos);
- Grave (11 a 15 pontos).
Identificar o grau, bem como a causa dela, é um passo importante para definir qual tratamento é o mais eficaz para cada caso.
O que causa a celulite
A maioria dos estudos sobre o tema apontam que diversos fatores podem influenciar na predisposição para desenvolver essa alteração corporal. Dentre os principais, podemos citar:
- Genética;
- Sexo;
- Etnia;
- Biótipo;
- Distribuição de gordura;
- Peso;
- Flacidez cutânea;
- Sedentarismo;
- Alterações circulatórias;
- Problemas hormonais;
- Má alimentação;
- Estresse.
É importante lembrar que, por mais que a celulite seja associada ao sobrepeso, não é incomum a sua ocorrência em pessoas em seu peso ideal. Isso acontece porque ela vai aparecer sempre que houver uma proporção maior de gordura e menor de musculatura.
O que pode estar relacionado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos e linfáticos acabará formando celulite.
Os diferentes tipos de celulite
Com tantas possíveis causas, não tinha como a celulite se manifestar apenas de uma maneira. Reunimos na tabela abaixo os tipos de mais comuns entre nossos clientes, suas manifestações cutâneas, aspectos e localizações mais comuns. Confira!
É possível prevenir essa alteração?
A melhor prevenção contra a celulite é viver uma vida equilibrada, com hábitos e uma alimentação saudável, além de ingerir líquidos e evitar maus hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Além disso, também é recomendada a prática regular de exercícios físicos, o uso de cremes que melhoram a circulação, além da drenagem de líquidos.
Exercícios físicos podem piorar a celulite?
Em alguns casos, a hipertrofia muscular pode comprimir a gordura em direção à pele, deixando as celulites mais evidentes. Por isso, combinar a rotina de exercícios com uma dieta focada no emagrecimento (em casos de sobrepeso) e aplicação de cremes que auxiliam na drenagem superficial dos líquidos também ajuda.
5 tratamentos para combater a celulite
Você já deve ter lido aqui no blog o nosso artigo sobre os 9 principais tratamentos para gordura localizada. Dessa vez, nossos especialistas reuniram os tratamentos que nossos clientes mais amam quando o assunto é o combate à celulite.
1. Drenagem linfática
É uma massagem feita sobre vasos linfáticos com o objetivo de combater e prevenir a retenção de líquidos, uma das causas da celulite.
2. Massagem modeladora local e corporal
A massagem modeladora estimula a circulação e ativa o metabolismo, oferecendo o apoio que o seu organismo precisa para combater a retenção de líquidos e a celulite.
A massagem modeladora é um procedimento em que movimentos de deslizamento, percussão, pinçamento e amassamento são realizados nas áreas de acúmulo de gordura.
Muitas mulheres têm receio de que o procedimento seja doloroso. No entanto, quando bem executado, o paciente sente apenas um leve desconforto em regiões onde a alteração é mais presente.
3. Hooke
Hooke é um tratamento que utiliza ondas eletromagnéticas de alta frequência para produzir calor em nível cutâneo e subcutâneo. Esse aumento da temperatura ajuda na remodelação das fibras de colágeno e estimula a criação de um depósito de novas fibras (neocolagenase).
O que, consequentemente, minimiza a flacidez, melhora o aspecto da celulite, combate a gordura localizada e ainda promove um rejuvenescimento corporal.
4. Heccus turbo
O Heccus turbo é um procedimento estético eficaz no combate à celulite, gordura localizada, redução de medidas e ainda deixe a pele mais firme
Ele é feito através de um aparelho que associa o ultrassom de alta potência com correntes elétricas.
O calor liberado pelo ultrassom auxilia na quebra das células de gordura, enquanto as correntes elétricas aceleram o metabolismo para que essa gordura seja eliminada.
5. SOS celulite
O SOS celulite é um combo com os procedimentos mais indicados no combate à celulite. Ele inclui:
- Endermoterapia;
- Drenagem Linfática;
- Massagem Modeladora;
- Ativos Ortomoleculares.
Uma exclusividade da clínica de estética Spa Saúde e Estética, esse super pacote tem como objetivo estimular o sistema linfático, reposicionar os tecidos e eliminar as toxinas do corpo.
Dessa forma, além de oferecer um tratamento completo para a celulite, ele também melhora o aspecto da pele, diminui a retenção de líquidos e o inchaço corporal, modela o corpo e melhora a circulação sanguínea.
Além dos procedimentos corporais, o Spa Saúde e Estética também oferece acompanhamento nutricional para o tratamento de emagrecimento personalizado. Garantindo a você, todos os recursos necessários para melhorar o seu bem-estar e auto estima!
– Leia também: Harmonização de glúteos: entenda o que é e como funciona o procedimento